Com participação de Lula, reunião do 'Conselhão' deve reforçar soberania nacional diante do tarifaço de Trump
05/08/2025
(Foto: Reprodução) Governo continua série de reuniões com setores atingidos pelo tarifaço de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (5) da reunião do "Conselhão". O encontro deve trazer declarações que reforçam a soberania do país, a unidade nacional e críticas ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a pedido do presidente Donald Trump.
🔎O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como "Conselhão", o colegiado reúne ministros, empresários e ativistas que discutem e sugerem ao governo políticas públicas em diferentes áreas.
A previsão é que o encontro seja aberto pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). Na sequência, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) deve discursar, seguido do presidente Lula, que encerra a abertura da reunião pela manhã.
Entre a lista dos presentes na reunião, estão áreas mais estratégicas como agronegócio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Embraer, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A reunião deve ter discursos de conselheiros de algumas entidades e empresas desses setores.
Lula durante assinatura da nova lei de incentivo à exportação no Palácio da Alvorada, em Brasília, no dia 28 de julho de 2025.
Evaristo Sa/AFP
A reunião do conselhão
O Conselhão é vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI). A reunião está marcada para as 9h no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Serão apresentados resultados dos trabalhos dos conselheiros e o governo planeja assinar decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas geradas no âmbito do Conselhão.
Esse é o quinto encontro do tipo desde que o órgão foi recriado em 2023. O presidente criou o colegiado em 2003, mas o órgão foi extinto no governo de Jair Bolsonaro (PL). As reuniões têm o objetivo de colocar juntos setores da sociedade civil das mais diversas frentes e tratam também dos grandes temas da atualidade.
Para a edição deste ano, o presidente Lula reconduziu 155 nomes e fez 131 novas nomeações. Pessoas famosas estão na lista como a atriz Dira Paes, o ex-jogador Raí e o influenciador Felipe Neto.
Também fazem parte do conselho, membros de movimento negro, empresários da área de tecnologia como Google, TikTok, Samsung. Representantes do mercado financeiro, de negócios sustentáveis e da educação.